Os melhores medidores de potência de 2024: modelos baseados em pedal e manivela revisados e avaliados

medidores de potência

Os melhores medidores de potência para ciclismo fornecem informações importantes que ajudam no seu treinamento. Neste guia, vamos passar pelas principais características, como usá-los e ajudar você a escolher o melhor.

Medidores de potência são ferramentas indispensáveis para medir o esforço de treino. Antigamente, eles eram usados apenas por ciclistas profissionais, mas agora estão se tornando cada vez mais populares entre ciclistas amadores que querem entender melhor seu desempenho.

Por quê?

Os avanços tecnológicos tornaram os protocolos ANT+ e Bluetooth mais confiáveis e acessíveis, permitindo que os medidores de potência se conectem a computadores de ciclismo, aplicativos, relógios inteligentes e celulares. Com essa nova compatibilidade e a redução dos custos, os medidores de potência se tornaram opções viáveis e acessíveis para ciclistas não profissionais.

Além disso, o ciclismo indoor ganhou popularidade com o surgimento de equipamentos como o Peloton e Wahoo Kickr Core, entre outros treinadores inteligentes.

Basicamente, os medidores de potência para ciclismo funcionam como sensores de tensão, instalados em partes do sistema de transmissão, geralmente nos pedais, braço da manivela ou corrente, para medir a força aplicada pelo ciclista em watts. Os dados de potência, além de outras métricas, como cadência e equilíbrio entre as pernas, são enviados para um computador de bicicleta, que exibe os resultados em tempo real e permite uma análise mais profunda após o treino.

Neste guia, testamos vários medidores de potência, avaliando fatores como facilidade de uso, precisão e consistência.

Melhores medidores de potência avaliados

Você pode confiar em nossas recomendações. Nosso time de especialistas testou a fundo a tecnologia de ciclismo e sempre oferece conselhos sinceros e imparciais para ajudá-lo a escolher.

Melhor pedal de potência para versatilidade: Garmin Rally RK200 (pedais de estrada dupla-face)

Os pedais Garmin Rally evoluíram a partir dos modelos Vector 3 e trouxeram melhorias notáveis, como um design aprimorado da tampa da bateria, que resolve problemas de infiltração de água. Além disso, é possível trocar o eixo entre diferentes tipos de pedais (RS, RK e XC), mantendo o mesmo medidor de potência, embora os kits de conversão sejam caros.

Os pedais têm uma ótima aparência e nossos testes mostraram que eles funcionam muito bem, oferecendo leituras precisas sem quedas ou picos de sinal. Existe também uma versão com medição de potência em um lado apenas.

Porém, eles perdem pontos por serem mais caros que a concorrência, e trocar o eixo é um trabalho um pouco complicado, o que pode não ser algo prático para quem troca de bicicleta com frequência.

Melhor pedal de potência recarregável: Favero Assioma Duo (pedais de estrada dupla-face)

Os pedais Favero Assioma Duo são confiáveis e funcionaram bem durante todo o nosso período de testes. Não tivemos problemas ao conectá-los ao computador de bicicleta ou ao aplicativo no celular. Eles são recarregáveis via USB, o que elimina a necessidade de lidar com selos de borracha.

Os pedais oferecem métricas interessantes, como o tempo que você passa pedalando em pé e o deslocamento da plataforma do pedal. Também inclui métricas mais comuns, como equilíbrio entre as pernas esquerda e direita, mas existe uma versão mais barata de um lado apenas.

No entanto, o peso dos pedais pode dificultar o encaixe rápido, o que pode ser um problema para quem faz corridas que exigem arrancadas rápidas.

Melhor pedal de potência para ajustabilidade: Wahoo Powrlink Zero (pedais de estrada dupla-face)

Duráveis e confiáveis, os pedais Wahoo Powrlink Zero são ideais para quem prefere a ajustabilidade do sistema de tacos Speedplay. Além disso, são mais acessíveis do que muitos concorrentes.

Eles são fáceis de configurar e usar, e a qualidade de construção é excelente, sem problemas de emparelhamento. A precisão também é ótima, mas notamos que a leitura pode ser suavizada, mostrando potências de pico menores em sprints.

Após o treino, o aplicativo Wahoo exibe várias métricas, como equilíbrio entre as pernas, potência média e máxima, entre outras, cobrindo a maioria das necessidades de treinamento.

Melhor pedal de potência para gravel: Garmin Rally XC200 (pedais dupla-face para uso off-road)

Medidores de potência compatíveis com pedais e sapatos off-road são raros, mas o Garmin Rally XC200 atende a essa demanda com um pedal que usa o sistema SPD Shimano.

A precisão é de +/- 1%, e há muitas informações disponíveis no aplicativo Garmin Connect. Embora o pedal tenha uma altura que o torna mais suscetível a impactos com pedras, isso não foi um problema em trilhas de gravel, que geralmente têm terrenos menos acidentados.

Melhor medidor de potência baseado no pedivela: SRAM RED AXS Power Meter

A SRAM utiliza o medidor de potência Quarq DZero para fornecer leituras precisas e consistentes. Ele foi premiado anteriormente e continua sendo uma opção confiável e durável, sem ser tão caro quanto outros no mercado.

Nos testes, não houve falhas ou picos de sinal, e os dados mostraram uma pequena diferença em relação a medidores baseados em turbo trainers, o que é aceitável considerando as perdas no sistema de transmissão.

O que é um medidor de potência?

Um medidor de potência é um dispositivo instalado na bicicleta que mede a força que você aplica durante a pedalada. Essa força é convertida em watts, uma medida de potência, que ajuda a monitorar seu desempenho de forma mais precisa do que a medição da frequência cardíaca.

Como os melhores medidores de potência funcionam?

Os medidores de potência podem ser instalados em diferentes partes da bicicleta, como pedais, pedivela, eixo central ou corrente. Cada tipo tem suas vantagens e desvantagens, sendo que os sistemas baseados em pedal são fáceis de trocar entre bicicletas, mas mais expostos a danos.

Vale a pena investir em um medidor de potência?

Se você gosta de monitorar dados e quer melhorar seu desempenho, um medidor de potência pode ser uma ferramenta valiosa. Eles ajudam a medir seu esforço de forma precisa e consistente, mas não se esqueça de manter a intuição como parte do treino.

Deixe um comentário