Aqui vão sete dicas de Manutenção de Freios a Disco Hidráulicos de bikes, para que você mesmo possa fazer em casa:
Silenciar freios a disco barulhentos
Um dos problemas mais comuns nos freios a disco hidráulicos é o barulho ao frear, que pode ser bem incômodo. Esse som pode ter várias causas, como o ambiente (especialmente em condições de chuva), sujeira nas pastilhas ou rotores, ou ainda um desalinhamento nas pinças. Felizmente, resolver esse problema é simples e barato.
Para limpar os rotores, use um pano limpo e macio com fluido de limpeza de freios ou álcool isopropílico. Não é necessário remover os rotores da roda para isso. Para garantir que os rotores fiquem silenciosos, você pode até usar uma chama para queimar a superfície de frenagem.
A limpeza das pastilhas segue o mesmo princípio, mas com um passo a mais. Retire as pastilhas, use uma lixa de grão 120 para remover sujeira e limpe com álcool isopropílico. Caso deseje, pode também queimar a superfície das pastilhas com uma chama para eliminar contaminantes. Aproveite para verificar se as pastilhas estão desgastadas ou danificadas antes de recolocá-las.
Se mesmo depois de limpar as pastilhas e os rotores os freios continuarem fazendo barulho, o problema pode ser o desalinhamento das pinças.
Realinhar as pinças de freio
Se o disco de freio está encostando nas pastilhas sem que o freio esteja acionado, o problema pode ser um rotor empenado ou pinças desalinhadas. O ideal é que as pastilhas fiquem a uma distância igual de ambos os lados do rotor. Se a pinça estiver mal alinhada, uma pastilha vai tocar o rotor antes da outra, comprometendo a frenagem e causando ruídos.
O realinhamento das pinças é fácil de fazer. Primeiro, solte os parafusos que fixam a pinça, mas sem removê-los completamente. Depois, acione a alavanca do freio e mantenha pressionada. Enquanto as pastilhas estão pressionando o rotor, aperte os parafusos da pinça de forma alternada até que fiquem bem ajustados. Para melhores resultados, use uma chave de torque.
Após isso, solte a alavanca do freio e gire a roda. Se o alinhamento estiver correto, o rotor não deverá mais encostar nas pastilhas. Um truque é colocar um fundo branco atrás da pinça para verificar se a distância entre o rotor e as pastilhas é igual dos dois lados.
Se o barulho persistir, pode ser uma boa ideia trocar as pastilhas por outra marca compatível com o seu sistema de freios.
Troca de pastilhas de freio hidráulico
Trocar as pastilhas de freio é uma tarefa rápida e simples para garantir que os freios funcionem bem. Você pode substituir por pastilhas originais ou de terceiros, desde que sejam compatíveis com o seu sistema. Isso pode melhorar a performance de frenagem, aumentar a durabilidade das pastilhas ou reduzir o barulho durante as frenagens.
A frequência de troca das pastilhas varia dependendo do peso do ciclista, das condições de uso e do material das pastilhas. Porém, o ideal é não esperar as pastilhas estarem muito desgastadas. Se elas chegarem ao metal, podem danificar os calipers.
Antes de comprar pastilhas novas, verifique a espessura recomendada pelo fabricante. Algumas pastilhas de materiais diferentes, como as orgânicas, podem ser mais silenciosas, enquanto as metálicas podem ter maior durabilidade. Após instalar as novas pastilhas, é importante fazer o “bedding-in”, um processo que envolve frear levemente várias vezes para criar uma camada uniforme de material da pastilha sobre o rotor.
Alinhando os rotores de freio
Assim como as rodas da bicicleta, os rotores dos freios podem sair de alinhamento e precisam ser ajustados. Uma forma simples de verificar se o rotor está desalinhado é posicionar a bike sobre uma toalha branca e girar a roda. Observe se o rotor oscila ao passar pela pinça. Outro sinal de desalinhamento é o barulho ao encostar nas pastilhas ou uma vibração ao frear.
Para consertar pequenos desalinhamentos, use uma ferramenta de ajuste de rotores ou uma chave de boca grande. Aplique força de forma suave e vá ajustando aos poucos, pois um movimento brusco pode causar mais danos.
Troca de rotores de freio
Os rotores também podem se desgastar ou empenar com o tempo, especialmente se você pedala em áreas montanhosas ou sob condições úmidas. Para saber se está na hora de trocar, verifique a espessura mínima indicada no rotor com um paquímetro. Se estiver abaixo do recomendado, é hora de substituir.
Ao trocar o rotor, prefira um do mesmo tamanho para evitar ter que ajustar as pinças. Durante a instalação, lembre-se de lubrificar os parafusos ou o anel de travamento para facilitar futuras manutenções.
Corrigindo alavancas de freio macias
Se o freio está com uma sensação “esponjosa”, pode ser necessário ajustar o “free stroke”, que é a distância que a alavanca percorre antes de as pastilhas tocarem o rotor. Nem todas as alavancas possuem um parafuso para esse ajuste, mas, em alguns casos, você pode tentar apertar levemente a alavanca sem o rotor no lugar para aproximar as pastilhas.
Se mesmo assim o freio continuar com essa sensação, pode ser necessário realizar uma sangria completa do sistema hidráulico, algo que muitos ciclistas preferem deixar para os mecânicos.
Limpando os pistões de freio
Com o tempo, os pistões dos freios podem acumular sujeira, o que impede que eles retornem completamente após o uso. Se o rotor ainda estiver encostando nas pastilhas mesmo depois de todas as verificações, é hora de limpar os pistões.
Remova as pastilhas com cuidado para não contaminá-las e pressione a alavanca do freio para expor os pistões. Use álcool para limpar os pistões e, após secarem, aplique uma pequena quantidade de fluido de freio compatível. Em seguida, empurre os pistões de volta ao lugar usando uma ferramenta plástica apropriada.
Sempre que fizer qualquer manutenção nos freios, é importante verificar se as pinças estão alinhadas e se as pastilhas estão ajustadas corretamente.
Manutenção de Freios a Disco Hidráulicos de Bicicletas para garantir segurança
Manter os freios a disco hidráulicos da sua bicicleta em bom estado é essencial para garantir segurança e performance nas suas pedaladas. Seguindo essas dicas simples, você pode evitar problemas comuns como ruídos, perda de potência de frenagem e desgaste prematuro das peças. Lembrando que manter os freios limpos, alinhados e com as peças adequadas não apenas prolonga a vida útil do sistema, como também melhora sua experiência ao pedalar. Caso tenha dúvidas mais complexas ou prefira um ajuste mais técnico, procurar a ajuda de um profissional especializado é sempre uma boa opção. Com cuidados regulares, seus freios estarão prontos para qualquer terreno ou condição, garantindo uma pedalada tranquila e segura.
Para mais detalhes sobre essas dicas, você pode consultar fontes como o cyclingweekly.